7 de ago. de 2012

Contrastes de cinco mostras abre 3º Temporada de Exposições 2012 do Marco


Na próxima terça-feira,  dia 14 de agosto às 19h30, no Museu de Arte Contemporânea  a 3ª Temporada de Exposições com quatro mostras individuais e uma coletiva: Expansão, de Alessandra Mastrogiovanni; Rest in peace - in memorian, de Andery Neto; Ka-Ta-Pumba, de Laerte Ramos; Bordados Urbanos, de Pâmela Reis e Do outro Lado, com os artistas cuiabanos Benedito Nunes, Dalva de Barros, Gervane de Paula e Jonas Barros.

Expansão, instalação de Alessandra Mastrogiovanni, aborda a questão da liberdade em função do espaço. O conjunto de pinturas é construído a partir de grandes formas recortadas que suspensos por fios de aço, desafiam a gravidade. Na mostra a pintura transcende os limites bidimensionais onde o gesto ganha o espaço e a linha torna-se palpável, instigando o visitante a entrar. Alessandra Mastrogiovanni nasceu em Nova Iorque, nos Estados Unidos e cresceu no Brasil, onde se formou em artes plásticas pela FAAP, em São Paulo.

De onde viemos? Para onde vamos? Há algo depois da morte? Na exposição, Rest in Peace – in memorian, o artista paulista Andery Neto lança seu olhar por meio de uma série de fotografias digitais sobre os dois grandes mistérios que norteiam o homem: a vida e a morte. Andery elabora representações fotográficas ligadas a determinados contextos históricos, arquitetônicos, estatuários, ideológicos, ritualísticos e sociais apresentados pela cultura ocidental. A exposição reinterpreta signos do pós morte e a causa-efeito contido no gradual distanciamento e abandono desses locais que convivem com a existência agitada e cosmopolita, em detrimento do tranquilo “silêncio ensurdecedor” de monumentos, estátuas, túmulos, jazigos, criptas e capelas.

Na exposição Ka-Ta-Pumba, Laerte Ramos apresenta Lastlândia, uma instalação com esculturas em cerâmica do artista paulista. As esculturas foram baseadas nos soldados de plástico e temas militares que são vendidos em "lojas de 1,99". A exposição é montada a fim de se perceber um acampamento armado com tendas e soldados em alerta, prontos para combate. “As esculturas de cerâmica apresentam-se por sobre uma fina camada de areia, demarcando um território de transição movediço, grão por grão, que unidos, sustentam o peso de um lado da batalha” segundo o artista.

Premiada na 8º Rede Nacional de Artes - Funarte, a exposição visa também à aplicação de oficinas gratuitas em parceria com o Marco, que acontecem nos dias 15, 16 e 17 de agosto, das 14h às 18 horas. As vagas são limitadas.

Bordados Urbanos, da artista capixaba Pamela Reis, apresenta delicadas peças feitas à mão com linha preta sobre tecido branco em contraste com a agressividade urbana.  Apoiada nas idéias de Gaston Bachelard, em A Poética do Espaço, a mostra faz referência ao retorno do urbano para o íntimo, para o aconchego do lar, nosso lugar no mundo.

A coletiva Do outro Lado apresenta ao público sul-mato-grossense quatro artistas de Cuiabá: Dalva de Barros, Gervane de Paula, Benedito Nunes e Jonas Barros. “Falam de experiências individuais a partir de um cenário comum a todos, a natureza de Mato Grosso, representada em três ecossistemas: cerrado, pantanal e floresta amazônica. É sem dúvida uma generosa fonte de inspiração para todos”, explica Magna Domingos, coordenadora de Ação e Difusão Cultural da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso. A exposição mantém o diálogo entre estados irmãos e sugere grandes possibilidades para o fortalecimento do movimento artístico no Brasil Central.


Serviço: A Terceira Temporada de Exposições 2012 do Marco estará aberta à visitação de terça a sexta, das 12h às 18 horas. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18 horas. As mostras permanecem no Marco até 14 de outubro.

O Museu de Arte Contemporânea fica na Rua Antônio Maria Coelho, nº 6000, no Parque das Nações Indígenas. Telefone (67) 3326-7449.

0 comentários:

Postar um comentário